Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar
Ago 1

Jazz em Agosto 2014

Apresentando James Blood Ulmer, Alvin Curran e 20 outros artistas em Calouste Gulbenkian Foundation

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Data

Sexta-feira 1 de Agosto de 2014Domingo 10 de Agosto de 2014

Local

Calouste Gulbenkian Foundation
Av. de Berna, 45A, Lisboa, 1067-001, Portugal

Tel: +351 21 782 3000

Web:

Mostrar no mapa

Comprar ingressos

Descrição

Nesta 31.ª edição do Jazz em Agosto, destacamos a presença, entre outros músicos consagrados, de diversos guitarristas e baixistas representativos do jazz contemporâneo, que se desmultiplicam por vários concertos ao longo do festival, acentuando a versatilidade deste género musical.

— JAMES BLOOD ULMER & THE MEMPHIS BLOOD BAND FEAT. VERNON REID abre o Jazz em Agosto 2014. Pela guitarra de James Blood Ulmer, circulam tradições de jazz, funk, blues e a energia libertadora de Hendrix, combinação única que fez dele o primeiro guitarrista chamado a tocar com Ornette Coleman.

— O saxofonista britânico Evan Parker e o pianista americano Matthew Shipp, ambos entusiastas de formações em duo, deixam aqui um testemunho de uma imprevisível e incandescente comunicação entre dois continentes, duas gerações e dois instrumentos.

— Ceramic Dog é o grupo rock mais assumido de Marc Ribot. Com uma componente experimental marcada pelas presenças de Shahzad Ismaily (baixo elétrico, eletrónica) e Ches Smith (bateria, eletrónica). Marc Ribot cria, em Ceramic Dog, uma música verdadeiramente panfletária.

— Real Thin g #3 é o projeto de outro guitarrista presente nesta edição, Marc Ducret. Inspirado num texto do escritor Vladimir Nabokov, que evoca um labirinto de memórias fragmentadas, Real Thing #3 apresenta uma formação original de jazz de câmara com três trombones.

— Lisbon Berlin Trio , liderado pelo guitarrista Luís Lopes, é uma formação transeuropeia de músicos de uma mesma geração. O trio, completado pelos alemães Robert Landfermann (contrabaixo) e Christian Lillinger (bateria), apresenta o seu novo disco no Festival.

— Big Rain explora o espaço entre o silêncio e a explosão através do diálogo improvisado dos músicos Franz Hautzinger (trompete quartertone) e Keiji Haino (guitarra elétrica, voz). A formação conta ainda com os inquietos Jamaaladeen Tacuma (baixo elétrico) e Hamid Drake (bateria).

— FRED FRITH/JOËLLE LÉANDRE/HAMID DRAKE é um trio inédito constituído para esta edição do Jazz em Agosto. Nesta noite, juntam-se ao guitarrista Fred Frith dois músicos de referência do jazz contemporâneo, Joëlle Léandre e Hamid Drake. Este é o primeiro de três concertos de Fred Frith no festival.

— MMM Quartet foi criado por iniciativa de Joëlle Léandre, depois de se cruzar com Fred Frith e Alvin Curran no Mills College, aos quais se juntou ainda Urs Leimgruber. Este quarteto surpreende com sonoridades vindas de toda a música moderna experimental, da música improvisada à música composta, acústica, eletro-acústica e eletrónica.

— Massacre é a formação criada em 1980 pelo guitarrista Fred Frith e o baixista Bill Laswell, que foi reformulada em 1998 com a chegada do baterista Charles Hayward. Massacre tem três álbuns editados pela label Tzadik, de John Zorn, e é um projeto que se equilibra entre a energia do rock e a improvisação do jazz.

— L.U.M.E. — Lisbon Under ground Music Ensemble encerra o Jazz em Agosto 2014. Esta big band de jazz apresenta as composições ecléticas do seu compositor e líder, Marco Barroso, que deambulam entre sonoridades rock, jazz, funk e música contemporânea.

Complementando a programação, o Festival propõe sete sessões de cinema documental no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian:

— The Soul of a Man, de Wim Wenders (2003) é o primeiro dos sete filmes que compõem a série televisiva The Blues, produzida por Martin Scorcese, com testemunhos de Shemekia Copeland, James Blood Ulmer, Lou Reed, Nick Cave e Marc Ribot, entre outros. Este filme será exibido duas vezes.

— The Breath Courses Through Us, de Alan Roth (2014) é um filme documental comemorativo do 50.º aniversário do New York Art Quartet. As primeiras imagens do filme assinalam a digressão que a formação deu para celebrar o seu 35.º aniversário e que passou pelo Jazz em Agosto em 2001.

— Dancing To a Different Drummer, de Julian Benedikt (1993-1994) aborda a música e o percurso do baterista Chico Hamilton, companheiro de Dexter Gordon ou Charles Mingus, que atuou no Jazz em Agosto 1996 com a sua banda Euphoria.

— BasseContinue, de Christine Baudillon (2008) é um retrato intimista da contrabaixista Joëlle Léandre, presente nesta 31.ª edição do Festival e uma das artistas mais importantes da música improvisada.

— Step Across The Border, de Nicolas Humbert e Werner Penzel (1990). Melhor Documentário dos European Film Awards de 1990, é um filme experimental, em que a música de Fred Frith, na época do projeto Keep The Dog, é o único fio condutor para as imagens que se sucedem.

— Terje Rypdal & The Chasers no Jazz em Agosto 1985 foi um concerto gravado pela RTP nesta que foi a 2.ª edição do Festival.

Programação (22)

Não quer ver anúncios? Atualize agora

22 compareceram

16 interessados

Caixa de mensagens

É necessário o Javascript para ver as mensagens nesta página. Ir direto à página de mensagens

Não quer ver anúncios? Atualize agora

API Calls