Perguntas frequentes

Páginas de Artistas

É possível corrigir uma grafia incorreta de nomes de artistas ou faixas?
Sim, agora a Last.fm pode corrigir automaticamente erros de ortografia comuns em nomes de artistas e faixas. Existe uma nova opção “Correção de ortografia” em Configurações do site que, quando ativada, corrige automaticamente a ortografia de sua biblioteca, tabelas e no Scrobbler da Last.fm.

Leia mais sobre o sistema de correção automática aqui no blog (em inglês).

(Observe que os artistas, faixas e execuções cujos nomes são grafados de maneira diferente estarão juntos na biblioteca, no entanto as diferentes páginas associadas a eles ainda não poderão ser unificadas.)

O que devo fazer se detectar uma correção inadequada em algum lugar?
Se você se deparar com alguma correção ortográfica que acredite estar errada, envie-nos um feedback por meio da opção “Sinalizar este” nas barras azul “Redirecionado de:” e amarela “Você quis dizer:” exibidas na arte superior das páginas corrigidas ou, se não houver barras azuis ou amarelas, você poderá sempre usar o link “Sugerir correção” na caixa azul "está escrito errado?", no lado direito das páginas de artistas e de faixas. Você também pode utilizar o mesmo link se quiser sugerir outras correções.

Note que quando enviar uma nova sugestão ou ao votar em uma autocorreção já existente, você não verá as modificações imediatamente. Autocorreções são atualizadas semanalmente e o sistema não depende somente dos votos (ou somente scrobbles ou somente fingerprints), e sim é uma combinação de muitos fatores diferentes (scrobbles, votos, Musicbrainz/Discogs, etc.).

E o que fazer com o uso incorreto de maiúsculas/minúsculas?
Se o nome de um artista ou faixa usar incorretamente maiúsculas ou minúsculas, em muitos casos é possível alterar a forma de um nome (por exemplo, de “COLDPLAY” para “Coldplay”). Consulte este tópico do fórum para obter mais informações e postar ali seus pedidos de mudança.
E artistas com o mesmo nome?
Não é possível fazer a desambiguação de diferentes artistas que compartilham o mesmo nome, infelizmente por enquanto eles terão que dividir o mesmo perfil na Last.fm.

Por favor, note que qualquer artista com nome válido tem o mesmo direito de aparecer na mesma página de perfil, bem como suas músicas, fotos, descrição ou qualquer outra informação.
Não é permitido remover a descrição das wikis e excluir imagens. De acordo com o sistema de votação, os usuários deverão escolher qual imagem deve ser a principal.
É possível unir diferentes perfis do mesmo artista em um único perfil?
Por enquanto, não é possível diferenciar artistas homônimos. Se um artista compartilha o mesmo nome com pelo menos um outro artista, eles terão de compartilhar o mesmo perfil de artista na Last.fm.

Observe que todos os artistas homônimos válidos têm o mesmo direito de aparecer neste perfil compartilhado, bem como suas músicas, imagens, descrições ou quaisquer outras informações.
Por exemplo, não é permitido remover as descrições dos artistas da página (para obter mais informações sobre como deve ser exibida uma página wiki de artistas homônimos, consulte esta seção de Perguntas freqüentes). Além disso, não será permitido usar a imagem oficial de um artista quando houver imagens de outros artistas; neste caso, os usuários poderão votar e decidir qual dos artistas terá direito à imagem "principal".
O que são tags?
Tags são palavras-chave ou rótulos usados para classificar músicas – artistas, álbuns ou faixas. São apenas breves descrições.

Você pode adicionar quantas tags quiser a qualquer faixa, álbum ou artista. As tags oferecem uma maneira excelente de rotular itens por gênero musical ('rock', 'electropop', 'bossa nova', e assim por diante), mas as possibilidades são infinitas.

O que devo fazer se vejo uma tag que não é apropriada a determinada música?
Nas páginas de músicas, as tags que você vê representam a visão geral da maioria dos ouvintes da Last.fm sobre aquele artista.

Como as tags representam opiniões, não é possível remover a opinião de outra pessoa sobre determinado artista.

O máximo que você pode fazer é adicionar ao artista, faixa ou música a tag que melhor os identifique e, à medida que mais pessoas usarem aquela tag, ela terá prioridade sobre as tags menos usadas.
Como são calculados os artistas parecidos?
A lista de artistas considerados "parecidos" é criada automaticamente pelo Audioscrobbler da Last.fm e se baseia nos hábitos musicais dos ouvintes: se muitos usuários ouvem o artista X, mas também Y e Z, os artistas Y e Z se tornarão similares a X.
Com que freqüência são atualizados os números de execuções e as tabelas nas páginas de artistas?
As tabelas e números de execuções de um artista (bem como das páginas de faixas e álbuns) são atualizados uma vez por semana, e você poderá consultar as novas estatísticas no início de cada semana.
Como faço para adicionar um vídeo a uma faixa?
Atualmente, já importamos automaticamente muitos vídeos do YouTube. Se um vídeo não estiver disponível, você poderá adicionar um vídeo do YouTube utilizando o link na página da faixa:

Ainda não temos um vídeo para esta faixa.
Adicionar um vídeo

Como faço para remover um vídeo do YouTube carregado por engano?
Se você detectar um vídeo do YouTube carregado por engano, sinalize-o por meio do link “Sinalizar como incorreto” logo abaixo do vídeo. Serão necessários vários avisos (de diferentes usuários) para que o vídeo seja excluído.
Como são escolhidas as imagens de um artista?
As imagens de artistas são carregadas ou pelos próprios artistas, ou por suas gravadoras, ou por vocês, usuários.

Para carregar imagens de um determinado artista, basta ir até a página do artista, clicar no menu "Imagens" e selecionar a opção apropriada para carregar a imagem.
Uma vez carregada a imagem, ela aparecerá no final da lista das imagens disponíveis para aquele artista. Imagens oficiais carregadas por um artista ou gravadora terão prioridade sobre imagens carregadas por usuários. Para que sua imagem vá para o início da lista, ela precisará receber votos positivos.

Caso considere uma imagem equivocada ou inadequada, você poderá sinalizá-la. Feito isso, o moderador poderá excluir a imagem se esta for equivocada, inadequada ou de mau gosto.

Posso carregar capas de álbuns no site da Last.fm?
A maioria das capas são adicionadas pelas gravadoras e pelos próprios artistas que disponibilizam suas músicas na Last.fm, mas se mesmo assim não houver a capa do álbum, os usuários podem carregar uma acessando-se o botão "Carregar capa" logo abaixo do espaço da imagem.

Se você é uma gravadora ou artista e deseja fazer carregar suas prórias imagens na Last.fm, basta acessar o Music Manager. Aqui está uma seção de Perguntas Frequentes que pode lhe ajudar.

Até que possamos fazer correções no álbum, use o álbum apropriado e não tente Consertar imagens das tags.
Sou um novo usuário e não consigo carregar imagens de artistas e álbuns na Last.fm, o que acontece?
A fim de evitarmos spam, novos usuários devem ter pelos menos alguns scrobbles em seu perfil antes de terem permissão para carregar imagens. Se você ainda não consegue carregar imagens, continue ouvindo mais músicas!
Quais são as diretrizes para corrigir nomes de artistas e de faixas?

Para começar, consulte sempre o Musicbrainz ou o Discogs antes de sugerir uma alteração. Geralmente, seguimos as convenções do Musicbrainz, com pequenos ajustes onde necessário para se adequar à Last.fm. No entanto, a documentação destes serviços é vasta e dispersa, por isso fizemos abaixo um resumo dos principais pontos. Um princípio muito importante consiste na intenção do artista, ou seja, respeite sempre o desejo do artista (consulte o Musicbrainz ArtistIntent).

O objetivo geral é melhorar a experiência do usuário da Last.fm e facilitar a localização do conteúdo correto, e não necessariamente estar 100% certo em termos de discografia.

Artistas

  • Utilize o mesmo nome e grafia usados nos materiais do artista.
  • Se o nome do artista não estiver consistente entre os materiais, ou se o artista mudou o próprio nome, opte pelo nome usado com mais frequência (em caso de dúvida, consulte a contagem do ouvinte). Por exemplo, associe:
    • Kylie -> Kylie Minogue
    • Tupac -> 2Pac
    • Motorhead -> Motörhead
    • Eddie Fowlkes -> Eddie "Flashin" Fowlkes
    • Yaz -> Yazoo
    • Walter Carlos -> Wendy Carlos
    • J.S. Bach -> Johann Sebastian Bach
  • Se um artista usar deliberadamente diferentes apelidos em diferentes lançamentos, não faça a associação entre eles. Por exemplo, não associe:
    • Polygon Window -> Aphex Twin
    • Voodoo Child -> Moby
  • Opte pela grafia no idioma e conjunto de caracteres do próprio artista (se aplicável). Por exemplo, associe:
    • Bjork -> Björk
    • Ryuichi Sakamoto -> 坂本龍一
  • Antes de fazer a associação do nome de um artista, certifique-se de que não exista outro artista com o mesmo nome. Por exemplo, não associe:
    • Pink -> P!nk
    • Mum -> Múm
  • The e outros artigos (Os, As) devem estar sempre posicionados antes do nome, e não depois. Por exemplo, associe::
    • Beatles, The -> The Beatles
    • Mutantes, Os -> Os Mutantes
  • Mas não adicione The ou outros artigos se o artista não costumar usá-los, por exemplo, não associe:
    • Pet Shop Boys -> The Pet Shop Boys
  • Nomes reais devem ser escritos com o sobrenome no final. Por exemplo, associe:
    • Spears, Britney -> Britney Spears
  • Um nome de artista só deverá ser considerado válido se tiver sido incluído em um lançamento do artista. Jamais associe a um nome de artista para o qual não exista nenhum tipo de material lançado.
  • Nos casos em que mais de um artista colaborarem em uma faixa ou lançamento, eles serão geralmente associados a palavras como feat., &, vs, / etc. Somente opte por estes tipos de nomes de artista se existir um lançamento completo sob o nome associado e se for óbvio pelos créditos que não se trata apenas de uma participação especial. Exemplos: No entanto, como a linha que distingue colaboração de participação especial é um tanto vaga, se estiver em dúvida, prefira associar ao nome mais usado nos créditos do artista, por exemplo.
  • Documentação relevante sobre o Musicbrainz

Faixas

  • Utilize o mesmo nome e grafia usados nos lançamentos do artista.
  • Se o nome não estiver consistente entre os lançamentos, associe com a versão mais completa do nome. Se este não for o caso, associe à variação utilizada com mais frequência (consulte a contagem de ouvintes). Por exemplo, associe:
    • The Rolling Stones - Satisfaction -> The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction
  • Opte pela grafia no idioma e conjunto de caracteres do próprio artista (se aplicável). Por exemplo, associe:
    • Sigur Rós - Vidrar vel til loftarasa -> Sigur Rós - Viðrar vel til loftárása
  • Use as regras de maiúsculas/minúsculas padrão para o idioma do título.
  • No caso de remixes ou versões diferentes da original, digite o nome da versão da mesma maneira como ele aparece no lançamento, entre parênteses depois do nome. Por exemplo:
    • The Postal Service - Nothing Better (Styrofoam Remix)
  • Nas versões originais, não use (Original Mix), (Original Version), (Versão Original) etc como parte do nome da faixa. Por exemplo:
    • Daft Punk - Revolution 909 (Original Mix) -> Daft Punk - Revolution 909
  • Para colaborações em faixas, ou seja, onde não exista um lançamento completo como colaboração, inclua o nome do artista convidado entre parênteses após o nome da faixa, se houver crédito ao artista no lançamento. Por exemplo:
    • Method Man - Dangerous Grounds (feat. Streetlife)
  • Corrija os enganos mais comuns. Por exemplo:
    • The Who - Teenage Wasteland -> The Who - Baba O'Riley
    • Kraftwerk - Popcorn -> M & H Band - Popcorn
  • No caso de peças clássicas, o compositor será o artista correto, não o executor. Por exemplo:
    • Orquestra Sinfônica de Londres - Hallelujah -> Georg Friedrich Händel - Hallelujah
  • Faixas sem títulos não devem ser associadas (mapeadas de/para). Por enquanto, ainda não existe uma maneira de especificar a faixa sem título à qual nos referimos.
  • Documentação relevante do Musicbrainz

Geral

Quais são as regras para carregar imagens no site? Como posso reportar que uma imagem viola as regras?
De modo geral, você deve certificar-se de que todo o material que carregar no site esteja de acordo com nossos Termos de uso e com as Diretrizes da comunidade.

Se você vir uma imagem que viole uma dessas regras, use a opção “Sinalizar como abuso” na página da imagem para indicá-la para revisão e explique o que há de errado na imagem.

As regras abaixo se aplicam ao carregamento de imagens de artistas e são exibidas em todas as páginas de carregamento de imagens:

  • As imagens devem ser imagens reais do artista. No caso de bandas ou “grupos virtuais” que aparecem em filmes/programas de TV, os “personagens” precisam ser identificados.
  • Capas de álbuns, logotipos e outras representações não são recomendadas. Caso não existam imagens reais disponíveis para um artista, use logotipos no lugar delas.
  • Não use imagens que ridicularizem ou que deponham contra o artista. Da mesma forma, recomenda-se que as imagens não contenham cenas de nudez ou de sexo explícito.

  • Estas são as diretrizes para capas de álbuns.

  • A imagem deve ser a capa real deste álbum (de preferência com pelo menos 300 x 300 pixels).
  • Se este álbum tiver várias capas diferentes, veja se é possível diferenciar as imagens pelas datas de lançamento.
  • Se essa solução não ajudar, carregue a imagem do álbum mais conhecido (mais facilmente identificável ou mais popular).
    No caso de imagens de gravadoras, considere o seguinte:

  • O logotipo deve ser o logo verdadeiro da gravadora, de preferência em um fundo branco.
  • Caso a gravadora tenha vários logotipos (ou tenha feito várias mudanças no logotipo ao longo do tempo), use a versão atual.
  • Posso adicionar novos álbuns à Last.fm ou editar os álbuns existentes (por exemplo, suas listas de faixas)?
    Em geral, os álbuns são adicionados por gravadoras e artistas que querem divulgar suas músicas na Last.fm. Muitos álbuns são automaticamente importados de gravadoras com as quais estabelecemos parcerias. Além dos álbuns, também importamos as capas, listas de faixas e outros detalhes.

    Se você mesmo for um artista ou fizer parte de uma gravadora, carregue o seu material na Last.fm por meio de nosso Music Manager; ele criará automaticamente novas páginas para os artistas e atualizará as páginas existentes, incluindo as listas de faixas das músicas que você adicionar. Os materiais atualizados serão exibidos na página do seu artista. Saiba mais sobre como tudo isso funciona na seção Perguntas frequentes sobre o Music Manager (em inglês).

    Como usuário, você não pode adicionar álbuns da mesma forma que os artistas e gravadoras, o que significa que não pode adicionar novos álbuns ou editar álbuns existentes com o intuito de adicionar ou alterar listas de faixas ou outros detalhes.
    No entanto, se você fizer o scrobble de um álbum que ainda não esteja na Last.fm, será criada uma nova página para ele, onde você poderá incluir uma descrição e carregar a imagem da capa, que será exibida na sua biblioteca. Da mesma forma que as páginas dos outros álbuns, os álbuns criados por meio de scrobbling são associados como sempre às suas próprias tabelas de álbums, mas eles não aparecerão nas listas da página do artista.
    Por que a função Pesquisar Música não encontra o artista que estou procurando?
    Existem algumas restrições para nomes de artistas exibidos nos resultados da pesquisa, de modo a otimizar o processo para você.

    Existem dois índices diferentes para pesquisa de artistas:

  • A página principal de resultados de pesquisa tem requisitos pouco exigentes. Um artista precisa ter pelos menos 5 ouvintes ou ter faixas prontas para transmissão. Isto elimina mais da metade das páginas de nossos artistas, muitos dos quais foram incluídos com erros de grafias nos scrobbles.

  • Completar automaticamente - a caixa suspensa que você na barra de pesquisa do cabeçalho - tem ainda menos artistas, de modo a agilizar o máximo possível a busca. Para ser incluído neste índice, um artista precisa ter pelos menos 1000 ouvintes ou ter faixas prontas para transmissão. Este recurso pode não funcionar em caso de lentidão do sistema.
  • E as correções dos álbuns?

    No momento, não podemos corrigir a grafia das páginas dos álbuns, como fazemos com artistas e faixas. Existem várias razões para que não possamos fazer isso... ainda:

    • Precisamos primeiro da confirmação dos artistas, e estamos trabalhando nisso neste momento.
    • As faixas podem pertencer a vários álbuns, desse modo precisamos de grupos de versão.

    Nesse meio tempo, verifique se você tem as informações corretas nas tags ID3 em seus arquivos de música. Até que possamos usar correções para resolver o problema, use o álbum apropriado e não tente Consertar imagens das tags.