Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

“Fronteiras Rompidas”

“O Grupo carioca A Filial, que vem dando as cartas na nova MPB, é mais um novo capítulo na música popular brasileira contemporânea.”

“… O trabalho é norteado pelo rap, mas dá um passo a frente no gênero, assimilando influências mais amplas e montando uma sonoridade pouco vista por aqui… A Filial faz parte de uma nova MPB, contemporânea, moderna e livre de preconceitos que tem surgido no país nos últimos anos e dado uma reconfigurada na música brasileira…”

Jornal A Tarde (Bahia, dezembro de 2006)

Em dezembro de 2006, chegava às lojas de disco brasileiras um cd cujo estilo fugia das convenções habituais. Hip hop? MPB? Música Pop?

Corta. Voltando às primeiras cenas. O ano de 2000 marca o início dos trabalhos do grupo A Filial. Mais precisamente quando Edu Lopes, velho conhecido do cenário hip hop carioca decidiu alinhavar suas heterogêneas influências musicais num novo projeto. De Antônio Carlos Jobim à A Tribe Called Quest, Edu trazia na bagagem a experiência do saudoso The Funk Fuckers, banda criada em conjunto com BNegão que integrou - assim como Planet Hemp, O Rappa e Black Alien - o núcleo, conhecido por um sugestivo apelido, que daria a cara da música produzida nas ruas do Rio de Janeiro nos anos 90: hemp family.

De lá para cá, A Filial ganharia matérias e resenhas em importantes veículos do país como as revistas Rolling Stone Brasil, MTV e Bizz. Na TV, foi pauta do programas “Revista Bastidores” e “Zero Quilômetro” do canal Multishow, “Super Tudo”, “Recorte Cultural” e “Atitude.Com” da TVE ainda “Jornal MTV” e Banda Antes, da MTV.

Não por acaso, Quem Menos Tem é Quem Mais Oferece, chegou ao mercado pelas mãos da Dubas Música (distribuição da Universal Music), renomado selo de Ronaldo Bastos, responsável por lançamentos e reedições de obras-primas de grandes nomes da música brasileira, como Edu Lobo, João Donato, Marcos Valle, Milton Nascimento, Dom Um Romão, Elza Soares e etc…

A ótima repercussão de Quem Menos Tem é Quem Mais Oferece vem acompanhada de outra boa notícia: o cd de estréia do grupo, EP homônimo que saiu no Brasil em 2001 de forma independente, será lançado nos EUA pelo selo Verge Records nos próximos meses.

A Filial é: Edu Lopes (voz), Flávio 52 (saxofonista, flautista, cavaquinista e voz), Ben Lamar (trompetista, tecladista e voz), Castro (DJ, tecladista e voz) e Rodrigo Pacato (percussionista e voz).

O que tem sido dito por aí:

“…o grupo A Filial faz rap com doses maciças de bom instrumental e muita criatividade…”

Jornal O Globo (Rio de Janeiro, dezembro 2006)

“A intenção de incrementar o hip hop com base instrumental refinada e uma estética que foge dos clichês do gênero fica evidente em Quem Menos Tem é Quem Mais Oferece….”

Gazeta do ABC (São Paulo, dezembro 2006)

“Disco que acrescenta mais um porém a máxima de que hip hop é necessariamente sinônimo de poesia chucra e bases sampleadas…”

Jornal O Popular (Goiânia, janeiro 2007)

"Uma das mais promissoras bandas da nova geração do Rio. Disco luxuoso".
Kassin

(produtor de artistas como Caetano Veloso e Los Hermanos)

”Num Rio de Janeiro retraído onde um tiro lhe aguarda em cada esquina, (ou ao menos como parte da imprensa e das autoridades querem fazer parecer), o discurso d´A Filial faz um caminho inverso….”

Revista Rolling Stone Brasil

“Que bom ver a união de um passado criativo com um futuro progressista e inventivo. A Filial é um dos descobridores desse elo que permite juntar e agradar gerações aparentemente tão distantes."
Roberto Menescal

www.afilial.com.br

www.myspace.com/afilial

www.dubas.com.br

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

API Calls