Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

  • Data de nascimento

    2 Janeiro 1563

  • Local de nascimento

    London, England, Reino Unido

  • Data de falecimento

    Fevereiro 1626 (idade 63)

John Dowland (1563 – 20 de Fevereiro de 1626), foi um músico, alaudista, inglês, do período renascentista, contemporâneo do escritor William Shakespeare. Hoje é lembrado pela grande melancolia em suas músicas vocais. Sua música instrumental passou por uma grande revitalização, tendo sido incluída no repertório de violonistas eruditos durante o século XX.

Muito pouco se sabe dos primórdios da vida de Dowland, mas é dito que nasceu em Londres. O historiador irlandês W. H. Grattan Flood, aponta que o compositor nasceu em Dublin, mas não existem evidências e registros que o comprovem. Em 1590 Dowland vai para Paris, onde esteve a serviço de Sir Henry Cobhan, o embaixador na corte francesa, e de Sir Edward Stafford. Neste mesmo período se tornou católico romano. Em 1594 surge uma vaga para alaudista na corte inglêsa, mas sua indicação foi mal-sucedida - segundo alega o compositor, sua religião o levou a não ser indicado a um cargo na corte da rainha Elisabeth I, que era protestante. Entretanto, sua conversão não foi publicada, além do mais, o fato de ser católico não impediu que outros compositores (como William Byrd) de atuarem na corte inglêsa.

Em 1597 Dowland publicou seu “Primeiro Livro de Músicas” na Inglaterra. Sua coleção de músicas para alaúde define um acompanhamento com alaúde ou a combinação de diversos instrumentos e cantores.

Em 1598, trabalhava na corte de Christian IV da Dinamarca, mas continuava a publicar em Londres. Retornou a Inglaterra em 1606 e, mais tarde, em 1612 ocupo um dos postos de alaudista de James I. Não existem composições suas datas do período em que trabalhou como na corte até sua morte em 1626 na capital inglêsa. Embora a data de seu sepultamento não seja lembrada, a data precisa de sua morte não é conhecida.

Muitas das musicas de Dowland são para um único instrumento, o alaúde. Sua obra inclui diversos livros com trabalhos para alaúde, e canções com acompanhamento de alaúde (voz e alaúde) e várias peças para viola e alaúde. O poeta Richard Barnfield escreveu que Dowland “divinamente toca o alaúde fazendo desaparecer o acaso ao senso humano”.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

Atrações em destaque

API Calls