Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

Mojo já passou por diversas bandas como Easy Riders, Big Beat e Nights Cats até se consolidar na carreira solo. Definitivamente, um dos cantores mais queridos dos fãs de Tokusatsu, responsável pelas principais músicas das séries Goggle V, Machine Man, entre outras que marcaram época.

Nascido em agosto de 1952, na província de Chiba, seu nome verdadeiro é Ichirou Tomita. E em todos esses anos de carreira o cantor já usou diversos pseudônimos como: Mojo (com vários tipos de escrita como mojo, MoJo, MOJO, ☆MoJo, etc) e Hira Kamon. Conhecido entre os amigos como 'Anison no Teiou' o imperador das músicas de Anime Songs e Tokusatsu, ao lado de Hironobu Kageyama, MoJo, é o cantor que mais atuou no gênero Super Sentais que continua com uma hegemonia de mais de 30 anos sendo exibido no Japão. Além de Kageyama, MoJo também tem uma relação próxima com os cantores Akira Kushida, e Takayuki Miyauchi, ja conhecidos dos fãs Brasileiros. Os três são chamados de "Tamashii no San Kyoudai" (algo como Espírito dos três irmãos - A foto deles você confere logo abaixo) e são agenciados pelo famoso apresentador (e ex-dublê de séries Tokusatsu) do Anime Japan Fest: Shocker Ohno. Segundo o próprio Kushida, MoJo já demonstrava sua vontade de vir ao Brasil há bastante tempo, principalmente depois de saber que suas músicas marcaram época por aqui.

Ichirou Tomita, o Mojo, começou de sua carreira musical bem cedo, ainda no colegial, onde formou uma banda chamada 'Easy Riders' com alguns amigos, juntos venceram o tradicional concerto de música "YAMAHA Light Music Contest". Pouco tempo depois, aos 23 anos, Mojo lançou seu primeiro álbum solo intitulado "TAKE 1", pelo selo da gravadora ELEC (Elec Record), na época a responsável também pelos famosos cantores Takurou Yoshida e Shigeru Izumiya. Seu próximo lançamento foi o single com temas folclóricos "12-ji sugi ni Cinderella" bastante elogiado na época.

Seu segundo álbum solo; "STEP TO MY WAY", produzido três anos depois, teve a participação de conhecidos músicos japoneses como o guitarrista e produtor CHAR (Hisato Takenaka), Naruse Yoshihiro e Mari Kanenko com quem fez dueto em algumas canções.
Ainda na década de 1970 com o gênero de anime songs se consolidando na indústria fonográfica do Japão, Mojo passa a desenvolver seu estilo musical, misturando Jazz, Blues, Pop, gêneros e métodos bastante utilizados nas novas músicas de Anime Songs nesse período. Em 1977, junto com a banda Big Beat, ele produziu mais um excelente hit para um comercial chamado 'Hiren Monogatai', sob a supervisão do renomado diretor Seijun Suzuki, mas por circunstancias desconhecidas a banda não seguiu em frente.

Sua estréia nas anime songs foi logo após o fim da Big Beat, aos 27 anos ele foi convidado a cantar o tema de encerramento 'Uchu no Otoko Ryger' da série Uchu Majin Daikengo (TOEI Agency; 1978) acompanhado do coral The Chirps (das irmãs Eriko, Mariko, e Yuriko Takeuchi) esse foi a primeira vez que Tomita usou o pseudônimo MOJO para identificar suas canções, a partir dessa data ele passou a ser conhecido por esse nome artístico! Cerca de dois meses após a estréia do animê Daikengo na TV Asahi, MoJo, é chamado para gravar a música incidental 'Jinsen no Teishae' da série animada que estreava naquele mesmo ano chamada Ginga Tetsudou 999 (TOEI Animation; 1978) de Leiji Matsumoto, grande sucesso da época. No ano seguinte, MoJo se consolidou de vez no cenário das anime songs ao cantar as principais músicas da trilha-sonora de Battle Fever J (TOEI Company; 1979), a terceira série da franquia Super Sentai. Uma curiosidade sobre essa gravação é que o tema homônimo da série foi cantando por MoJo primeiramente com o coral 'Columbia Otowa Yurika-go Kai', famoso por cantar os principais hits de anime songs nos anos 1970, mas foi considerada NG = No Good (termo usado para classificar as músicas não aprovadas pela gravadora, isso acontece não só com as músicas mas também com armaduras em séries Tokusatsu, roteiros, etc.) A segunda versão foi cantada com o coral 'Feeling Free' e enfim, aprovada. Por muito tempo essa versão reprovada (No Good) era dada como perdida, mas em 1997 foi encontrada e relançada pela Columbia Records, junto com a música 'Ashita no Senshitachi' também do próprio MoJo. Já com essa canção aconteceu diferente, ele deveria ser o encerramento de Battle Fever J, mas de última hora não foi aprovada e então 'Yuusha ga Iku' foi a escolhida. Seu próximo lançamento antes de Goggle V foi os temas 'Miracle Fighter' e 'SOMEWHERE SOMETIME' para a versão japonesa de um filme de Jackie Chan.

Em 1982, Michiaki 'Chumei' Watanabe (um dos compositores mais renomados do Japão) convidou MoJo para cantar as principais músicas da trilha sonora da sexta franquia Super Sentai; Dai Sentai Goggle V, gênero já consolidado no Japão mas que vinha perdendo audiência, principalmente nesse ano, em que foi lançada a série Uchu Keiji Gyaban, inovando em todos os aspectos. Google V marcou época no Brasil, exibida no Brasil inicialmente pela Rede Bandeirantes a partir de 1990, e trazida pela Oro Filmes, a série foi exibida também na Rede Record. Todas as músicas originais foram mantidas como era de costume na época e tivemos a oportunidade de ouvir grandes hits do cantor como o tema de robôs 'Shutsugeki! Goggle Robo' e o encerramento 'Stop the Batte'. Seiun Kamen Machinman ou simplesmente Machine Man, como ficou conhecido por aqui, também foi transmitida pela Bandeirantes e Record. Em resumo, foram séries inesquecíveis que marcaram toda uma geração de fãs no Brasil.

No ano seguinte MoJo participou de uma "audição" (um tipo de concurso para escolher o cantor da série) e foi escolhido mais uma vez por Chumei Watanabe para cantar a trilha de um novo Super Sentai; 'Kagaku Sentai Dynaman' (TOEI Company; 1983). Curiosamente um cantor que chegou a participar dessa audição – e de Sharivan – foi Takayuki Miyauchi sendo reprovado, mas no ano seguinte foi escolhido para cantar o tema de Choudenshi Bioman.

Mojo, por ser um cantor de grande prestigio, gravou diversos comerciais que são de empresas famosas no Japão, dentre os mais importantes trabalhos se destacam: 'Earth Jet', 'Mernard Cosmeticos', 'A! Are Tabeyo', 'Car Sensor', 'I'm A Hokkaido Man', 'Yamada Denki no Uta' etc. No período entre os anos 1980 e 1990, MoJo chegou a gravar alguns COVERS de famosos animes e tokusatsu como 'Chouju Sentai Liveman', 'CHA-LA HEAD CHA-LA', 'Kimi no Seishun wa Kagaite iru, o tema de Metalder', 'Kinnikuman Go Fight', 'Go Go Kikaider', e até uma música de John Lennon dos BEATLES 'Obladi-Oblada'!

E se engana quem pensa que MoJo só possui apenas habilidades como cantor, em 1998, ele foi o dublador do personagem Hotep (do comediante Steve Martin na versão original) no desenho da DreamWorks: Principe do Egito, além de dublar Hotep. MoJo usando seu nome verdadeiro "Ichirou Tomita" cantou a música 'Kanawanu Aite ni Tachimukau' lançada no Original Soundtrack japonês do desenho.

O novo milênio começou com um grande surpresa para os fãs de Anime Songs, a nova produção da TOEI Company: Hyaku Juu Sentai Gaoranger teria como apelo principal a volta dos grandes cantores que marcaram época no gênero Super Sentais; MoJo, Ichiro Mizuki, Mitsuko Horie, Akira Kushida, Hironobu Kageyama e Isao Sasaki, todos eles cantariam uma música na série. MoJo foi o responsável pelo tema de Gao Icarus 'EYES OF JUSTICE', exatos 18 anos após sua última música em Dynaman. Nos últimos anos o cantor ganhou bastante visibilidade após sua estréia no já tradicional evento SUPER HERO SPIRITS, hoje ele já é quase um membro oficial, tendo participando das edições de 1999, 2001, 2003, 2005 e 2007. Regularmente MoJo se apresenta no seu próprio show ao vivo numa pequena casa de shows em Tóquio, o '☆MoJo Zone' e 'mojo x 2 no do Jiman' ambos realizados em dois dias de muito música, onde os fãs podem cantar ao lado do cantor qualquer música de discografia.

◆Abaixo um resumo sobre os anos de maior sucesso de MoJo no gênero das anime songs:

1978: Uchu no Otoko Ryger da série Uchu Majin Daikengo, seu debut nas Anime Songs.
1981: MoJo canta as músicas "Miracle Fighter" e "SOMEWHERE SOME TIME" da versão Japonesa do fime Jackie Chan Miryoku.
1982: Convidado pro Michiaki Watanabe, MoJo canta as músicas da série Dai Sentai Goggle V.
1983: MoJo canta sua principal e mais conhecida música de Animes, Kousoku Denjin Albergas
1998: No desenho da DreamWorks "O Principe do Egito", MoJo dubla o vilão Odep.
1999: Seu primeiro grande LIVE show, o Super Hero Spirits 1999, realizado no Shibuya ON AIR EAST
2001: Quase 20 anos após Dynaman, MoJo volta a cantar uma música de Super Sentai: EYES OF JUSTICE da série Hyaku Juu Sentai Gaoranger.
2007: Junto com Akira Kushida e Takayuki Miyauchi, MoJo participa da música "Densetsu", um tributo aos 30 anos do gênero de Super Sentais.
2007: Ano de seu primeiro show fora do Japão, sua estréia internacional, no Anime Friends 2007 em São Paulo.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

Atrações em destaque

API Calls