Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Ornette Coleman

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Ornette Coleman nasceu e cresceu em Forth Worth, Texas, sul dos Estados Unidos. Iniciou sua carreira tocando Rhythm and blues e bebop em sax tenor. Procurando sair da sua terra natal, empregou-se no espectáculo itinerante de variedades Silas Green from New Orleans. Uma noite, após um espectáculo em Baton Rouge foi atacado por desconhecidos e o seu saxofone foi destruído.

Mudou, então para o saxofone alto que se tornará o seu instrumento principal. Juntou-se então à banda de Pee Wee Crayton, com quem foi para Los Angeles. Aí teve vários empregos a par da actividade musical.

Desde o início da sua carreira que a forma de tocar de Coleman era pouco ortodoxa. Seguia mais o seu ouvido relativo do que o bem comportado temperamento igual. O seu sentido de harmonia e progressão de acordes - muito menos rígido do que o dos músicos de swing ou bebop - era flutuante e, por vezes, apenas sugerido e não explícito. Muitos músicos de Los Angeles consideravam-no desafinado e Coleman tinha dificuldades em encontrar outros músicos que pensassem como ele. O pianista Paul Bley foi um dos seus seguidores desde o início.

Em 1958 Coleman conduziu a sua primeira sessão de gravação para o disco Something Else!!!! The music of Ornette Coleman. Participaram também o trompetista Don Cherry, o baterista Billy Higgins, o baixista Don Payne e o pianista Walter Norris.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ornette_Coleman

Vídeos

Principais álbuns

Eventos

Adicionar evento

Tendência musical

213.010ouvintes no total
2.245.733scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Usuários ouvindo agora

Principais ouvintes