Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Ray Barretto

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Filho de porto-riquenhos, Raimundo Barreto nasceu em 29 de abril de 1929 no Brooklyn, em Nova York. Foi criado no Bronx e no Spanish Harlem, e ao mesmo tempo em que se familiarizou com as raízes da música afro-caribenha, foi envolvendo-se cada vez mais com o Jazz, durante a década de 40. Depois de servir ao exército norte-americano, e ter excursionado pela Europa no começo da década de 50, Ray Barretto profissionalizou-se em 1954, trabalhando primeiro com o pianista cubano Jose Curbelo. Dois anos depois, ingressou na orquestra de Tito Puente, em substituição a Mongo Santamaría. Em 1960, Barretto passou a tocar com Herbie Mann, formando sua banda, “La Charanga Moderna”, quatro meses depois.

Barretto também trabalhou e gravou como percussionista convidado de vários jazzistas como Red Garland, Gene Ammons, Lou Donaldson, Cannonball Adderley, Dizzy Gillespie, Freddie Hubbard, entre outros. O seu primeiro grande sucesso à frente de seu grupo foi “El Watusi”, em 1963. De 1960 até hoje, Ray Barretto é sinônimo de som progressivo na Salsa e no Jazz Latino. Até fins da década de 60, Ray Barretto liderou um grupo calcado na sonoridade das charangas cubanas, mas adicionando um set de metais que o diferenciava, daí o nome “Charanga Moderna”. Até então, Barretto gravara para a Tico Records e United Artists.

Podemos dizer que sua marca registrada é justamente a força que ele imprime às congas, o que lhe rendeu o apelido de “Mr. Hard Hands”. Quem já teve a oportunidade de vê-lo ao vivo fica impressionado: para Ray Barretto, não se trata apenas de tocar, fazer música. É uma entrega espiritual.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

121.140ouvintes no total
719.925scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes