Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Do Japão para o mundo: Covers pra que te quero! - Parte I

Os japoneses nem sempre se destacam por suas complexas letras em japonês, algumas bandas competentes tratam de homenagear cantores e/ou bandas que serviram de inspiração para suas carreiras, geralmente essas bandas são de outro paíse a banda homenageada, por sua vez, canta em inglês, sendo assim, um inglês fluente é fundamental.
Veja abaixo algumas bandas que soltaram o verbo e não fizeram feio na hora de criar um cover e cantar inglês, cantando ritmos que normalmente não fazem parte de seus repertórios, confira alguns deles nessa primeira parte e depois conclua se os resultados foram bons ou ruins! Particularmente gostei de todas as versões, já que os cantores se colocaram na hora de gravar o cover sem de fato "matarem" o homenageado.

Love Psychedelico - "Have You Ever Seen The Rain?" (Creedence Clearwater Revival)
http://www.sixsquare.com/wp-content/uploads/2008/04/l-p.jpg
Talvez tenha sido o vocal de KUMI um dos pontos que fortalecem a banda. O vocal inglês (perfeitamente executado, já que KUMI morou em São Francisco por um bom tempo) fez desse cover uma música muito gostosa de se ouvir, além do que, a sonoridade retro da banda foi um ponto positivo, no qual modernizou a música sem altas modificações.
Confira aqui a versão da dupla.

Superfly - "Peace of my Heart" (Janis Joplin)
http://image.news.livedoor.com/newsimage/1/0/130_2007082401_02.jpg
Shiho Ochi tem motivos de sobra para se orgulhar de seu vocal, por isso apostou todas as fichas ao fazer um cover da Janis Joplin, obviamente não soou como a voz imcomparável da inesquecível cantora, mas Chiho fez um cover à altura, confira.

PUFFY - "Lucy In The Sky with diamonds" (The Beatles)
http://i.yimg.jp/images/evt/puffy2011/top_mania2.jpg
A dupla de pop/rock PUFFY lançou um álbum com muitos covers em 2009, dentre eles estava o clássico dos Beatles, as meninas colocaram um pouco de si mesmas na canção dos britânicos, o resultado até que não foi ruim, levando em consideração que ambas as bandas possuem sonoridades muito distintas. Ao menos a psicodelia presente na versão original pode-se notar aqui.

J - "Call Me" (Blondie)
http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/07/6e/fc/076efc712d04c278b11fc32e582675d1.jpg
O cover da banda americana Blondie ficou bem diferente na voz do baixista do Luna Sea, a voz de J é bem grave, soa rouca, fazendo um encaixe perfeito entre o punk rock e o grunge, a mudança, contudo, não ficou ruim. Se lervarmos em conta que nunca ocorreu um cover, o resultado seria dos melhores, a adaptação é resultado de que nem sempre um cover, para ser bom, precisa soar parecido ou até mesmo idêntico do original, o que, ironicamente, poderia indicar perda de originalidade. Ouça aqui a versão do roqueiro.

detroit7 - "Louie Louie" (Richard Berry & The Pharaohs)
http://image.excite.co.jp/jp/music/closeup/0507/detroit7_photo.jpg
Um rock clássico ganhou uma roupagem nova com vocais femininos e riffs mais ágeis, além da bateria de Miyoko, que está impecável. detroit7 mostra que sabe fazer covers mutio bem e dispensa elogios. A música é muito conhecida, mas detroit7 parece ter sido a única japonesa a gravar um remake, ao menos dentre as bandas nipônicas, esta deve ser a versão mais conhecida, saquem só.

Electric Eel Shock - "Iron Man" (Black Sabbath)
http://www.cluas.com/indie-music/Portals/0/Blog/Files/25/584/ElectricEelShock.jpg
Do Metal para o Rock N' Roll, a diferença não fez com que a qualidade da música se perdesse, o EES sabe fazer música com dosagens certas de humor e o mais puro rock clássico, tudo do bom e do melhor. A versão apresentada saiu bem feita, com riffs mais ágeis, porém mais leves, o vocal também ajudou a identificar a nova roupagem, Talvez não seja essa a canção mais conhecida da banda, mas ajudou a divulgar seus nomes pelo mundo. Confira aqui a versão dos caras do EES.

Liv Moon - "Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)" (ABBA)
http://userserve-ak.last.fm/serve/_/57169155/LIV+MOON+Long.png
Mesmo cantando metal sinfônico este cover veio a calhar, Akane Liv emprestou seu vocal lírico para cantar uma das mais famosas canções pop dos últimos tempos. A versão da banda ficou no mínimo interessante, assim como o cantor J, a banda teve de fazer um trabalho mais pesado em cima do material, porém a readaptação ficou fiel à música original, vejam só.
P.S.: Falando em J, o Liv Moon também regravou o sucesso de Blondie em arranjos mais pesados.

9mm Parabellum Bullet - "Territorial Pissings" (Nirvana)
http://userserve-ak.last.fm/serve/_/280335/9mm%2BParabellum%2BBullet.jpg
Os japoneses demonstraram seu amor a banda ícone do grunge, Nirvana, fazendo um cd tributo com diversas bandas com sonoridades diferentes, dentre elas o 9mm Parabellum Bullet, cuja complexidade nas execuções de suas canções é um prato cheio para quem gosta de rock bem pesado, com muitas influências, apesar da banda ser recente, os caras assumiram o compromisso muito bem, foram dignos de representarem Nirvana nessa canção.

OKAMOTO’S - "Give it Away" (Red Hot Chili Peppers)
http://tuneiverse.files.wordpress.com/2010/11/prof_img.jpg
O quarteto é formado, unanimemente, por fãs dos Ramones, mas preferiram fazer um cover dos americanos do RHCP, o resultado foi algo neutro, talvez por essa música ser muito conhecida até para quem não morre de amores pela banda, mas também não é rejeitável a versão dos OKAMOTO'S, mas não supera a original (como toda composição cover, ou pelo menos a maioria), de fato a banda tem muito talento para dar em suas composições originais, onde eles depositam suas energias até a última nota. Confiram aqui a versão dos OKAMOTO'S

Shonen Knife - "When you Sleep" (Bullet For My Valentine)
http://diversejapan.files.wordpress.com/2012/05/shonen-knife-pop-tune2.jpg
Este talvez seja o mais diferente de todos os covers aqui apresentados, as meninas do Shonen Knife são conhecidas por suas composições divertidas e muitas vezes surpreendem, elas são, tal como os OKAMOTO'S, fãs dos Ramones, praticamente uma versão feminina da banda. O cover da banda de metalcore foi muito elogiada pelos fãs de Shonen Knife, o que mostra que elas sabem muito bem o que fazem, e de uma forma ou de outra, conseguem arrebatar mais fãs pela sua carisma. Confira aqui o cover, no qual as meninas mantiveram sua identidade preservada, sem se debruçar à banda original.

土屋アンナ - "Stayin’ Alive" (Bee Gees)
http://kamikazeegirl.files.wordpress.com/2010/06/anna3.jpg
Uma das músicas de maior sucesso dos Bee Gees, imortalizada pelo filme "Saturday Night Fever " (Os embalos de sábado à noite), fora sampleada por 菅野よう子, que agiu em parceria com Anna Tsuchiya. A música ficou muito diferente da versão original: a letra permaneceu a mesma com uma roupagem nova graças ao vocal de Anna, o ritmo, por sua vez foi totalmente mudado, o resultado pode decepcionar para quem gostou muito da versão dos Bee Gees, mas para quem gosta de inovações é uma boa pedida, Anna Tsuchiya está mais dançante aqui, mesmo se tratando de uma composição de rock. Se ainda não a conhece, confira aqui.

Aguardem, a segunda parte está por vir com mais covers!

Não quer ver anúncios? Atualize agora

API Calls