Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Titãs x Nando Reis

do blog gregoriosidades

Nando Reis se desligou dos Titãs em 2002, para seguir carreira solo. Desde então, não faltam comparações entre as trajetórias atuais da banda e do ex-integrante.

O (re)começo

Em 2001, Nando Reis lançou o álbum Infernal. No mesmo ano, saiu o disco A Melhor Banda de Todos Os Tempos Da Última Semana, dos Titãs. Curiosamente, Nando Reis não compôs nenhuma música em parceria com os outros membros da banda nesse trabalho. De acordo com a biografia A Vida Até Parece Uma Festa, isso já mostrava a distância que estava se criando entre ele a banda.

Os Titãs gravaram seu primeiro álbum como quinteto em 2003, Como Estão Vocês?, que na primeira faixa respondia a questão com um “Nós Estamos Bem”. Quase que simultaneamente, Nando Reis lançou A Letra A, um disco com boas músicas mas um pouco irregular.

Hora da pausa pra regravações, tanto usada pelo Titãs desde o Acústico MTV.

Nando Reis & Os Infernais gravaram o MTV Ao Vivo em 2004, reunindo hits da carreira solo do cantor, algumas composições suas gravadas pelos Titãs e músicas inéditas.

Em 2005, foi a vez dos Titãs gravaram seu MTV Ao Vivo, trazendo as mesmas canções de sempre.

Esses dois shows estão entre os melhores MTV Ao Vivo já gravados pela emissora brasileira, na minha opinião.

Sim e Não foi álbum seguinte de Nando Reis, em 2006. Só músicas inéditas, mas nenhuma sensação de novidade. Para aumentar a repetição, mais um disco ao vivo, Luau MTV em 2007.

Os Titãs saíram em turnê com os Paralamas. Ótima performance ao vivo, que resultou em mais um disco de regravações ao vivo, em 2008.

Chega de regravações, vamos às novidades em 2009!

Drês, de Nando Reis & Os Infernais se parece com os trabalhos anteriores do cantor ruivo. Ou seja, é um bom disco, mas não vai revolucionar a música nem surpreender os fãs. Pra não mexer no time que está ganhando…

Sacos Plásticos, dos Titãs, foi bem diferente do que a banda está acostumada a fazer. Alguns gostaram, outros não. Tenho visto mais críticas negativas que positivas. O álbum tem uma sonoridade bastante pop, e traz um número que considero excessivo de “barulhinhos eletrônicos”. Ainda assim, acho que o saldo foi positivo. Traz ótimas canções e é agradável de se ouvir da primeira à última faixa.

Os números

De 2003 até hoje, 2 discos de regravações e 3 de inéditas de Nando Reis. 2 discos de regravações e 2 de inéditas dos Titãs.

A longa carreira não é justificativa para tantos de regravações. O REM, por exemplo, existe há 29 anos e só gravou um álbum ao vivo até hoje (em 2007).

Conclusões

O importante é que os Titãs e Nando Reis ainda lançam trabalhos relevantes. Podem até ser inferiores aos discos antigos, mas são melhores que a maioria das bandas que frequentam as paradas de sucesso no Brasil.

E enquanto eles continuarem trabalhando bem, estarei ouvindo as músicas e indo aos shows.

Não quer ver anúncios? Atualize agora

API Calls